Como o Branding é capaz de gerar valor e fazer o seu negócio multiplicar os resultados
- Lana Dhobem
- 2 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2021
Qual é a primeira imagem que vem à sua mente quando eu digo Apple, McDonald’s e Disney? Uma maçã mordida, um M amarelo e o Mickey? Isso não é mágica, é uma técnica de Branding!

Essas imagens que eu citei são o logotipo de suas respectivas empresas. Imagens que são marcadas nas nossas mentes e, em alguns casos, nos nossos corações. Há outras técnicas de Branding, como slogans, músicas, cores e até embalagens (como a inconfundível garrafa de Coca-Cola). Essas coisas podem parecer pequenos detalhes, mas são poderosas! Quer saber o que é Branding e como essa técnica pode vender e fidelizar seus clientes? Então continue lendo!
Você sabe o que é o Branding?
Branding é a forma da empresa mostrar ao consumidor quem ela é: seu rosto, seu produto, sua filosofia, seus ideais e suas lutas. Hoje, não basta apenas vender um produto ou oferecer um serviço que solucione um problema. Para conquistar e fidelizar clientes, deve-se também compartilhar uma visão, uma filosofia. E há diversas formas de se fazer isso: logotipo, slogans, campanhas publicitárias e até os comerciais veiculados na TV e no Youtube. O objetivo é fazer a empresa se tornar o mais humana possível.

JUST DO IT - Te lembra algo?
O Branding também tem o objetivo de marcar não apenas os clientes, mas todos os que virem sua marca. Veja os exemplos dados no início desse artigo. Pode ser que você nunca tenha comprado um iPhone, mas com certeza a associação entre o nome da empresa e o logo foi automática. E quando você vê algo com esse logo, associa ao preço elevado. E, dessa forma, com uma condição financeira melhor. Outro exemplo é o jingle, aquela música usada pela empresa nos seus comerciais. Podemos tomar como exemplo a música do Big Mac. A simples menção à música provavelmente deu play dentro da sua cabeça. As marcas estão gravadas na sua cabeça, mesmo inconscientemente.
Venda mais e fidelize seus clientes
Mas todo esse esforço e investimento valem a pena? Com certeza! Um Branding bem elaborado é uma ótima ferramenta de Marketing e de fidelização de clientes, pois não se trata de uma imagem e uma frase, mas de um sentimento que elas carregam. E sentimentos marcam profundamente. As memórias e os sentimentos positivos que sua empresa despertar no seu consumidor serão carregados pela vida e, dessa forma, ele vai ter vontade de retornar e comprar novamente, pois será prazeroso.
Branding voltado ao ativismo social também tem grande potencial de atrair clientes. Um exemplo é a marca de sorvetes Ben & Jerry’s que desde o início é ativista da pauta LGBT. Dessa forma, a marca mantém um contato constante com esse grupo e tem até a capacidade de fidelizá-los, uma vez que eles vão tornar a comprar esses sorvetes se entenderem que, com essa ação, vão contribuir para uma pauta de interesse deles. Quando compreendemos isso, não é de se estranhar o número de marcas que, de alguns anos para cá, têm sido mais presentes nas lutas sociais. Essa é uma forma de humanizar a marca, ou seja, aproximá-la de uma figura com sentimentos e personalidade, com ideais e filosofias firmes. E quanto mais próximas de pessoas, mais clientes as empresas atraem.
Os benefícios de se investir em uma estratégia de Branding são vários e têm efeitos surpreendentes. Se você quer que sua empresa decole e seja lembrada por muitas pessoas, vale a pena investir em uma boa estratégia de Branding. Além disso, vale também ler os artigos aqui do site e aprender mais sobre Marketing. Muito obrigado pela leitura e até a próxima!
Comments